Implantes Cocleares

Cochlear Hybrid integra o sistema do implante coclear e a tecnologia de aparelhos auditivos para uma experiência auditiva com maior definição.

Ao escolher o sistema  Cochlear Nucleus está a optar por uma solução auditiva lider da indústria:

  • Usufruindo de uma extraordinária  performance auditiva  em todas as condições graças aos 22 pontos de estimulação independentes, ao SmartSound exclusivo e à tecnologia  de microfone duplo;
  • Compatibilidade  MRI até 3 Tesla para a confiança de dispor do acesso a equipamento médico moderno;
  • Um futuro na primeira linha da performance auditiva, com a promessa da Cochlear de um compromisso vitalício de compatibilidade com versões anteriores.

Como funciona?

O implante coclear é um dispositivo electrónico que pode ser utilizado por crianças e adultos com surdez neurossensorial severa-profunda bilateral. Ao contrário dos aparelhos auditivos convencionais, o implante coclear estimula o nervo auditivo directamente.

O Sistema de Implante Coclear da Cochlear consiste num implante colocado internamente e um processador da fala usado externamente. O implante tem um receptor/estimulador com um chip computorizado encapsulado em titânio, acolchoado por silicone, com uma fina espira de 22 eléctrodos. A espira de eléctrodos ajusta-se à forma natural da cóclea e fica colocada junto ao modíolo. A espira de eléctrodos liga-se ao receptor/estimulador, o qual se coloca por baixo da pele atrás do pavilhão auricular. O processador da fala programa-se com estratégias digitais de codificação da fala. Este possui um microfone direccional e pode ser usado ao nível do corpo ou retro-auricular. O processador da fala analisa o som recebido pelo microfone e um chip interno digitaliza o som num sinal codificado. O transmissor envia o código por rádio frequência através da pele ao implante interno, donde o código de instruções chega aos componentes electrónicos internos que, por sua vez, o envia à espira de eléctrodos para estimular as fibras do nervo auditivo na cóclea. O nervo auditivo leva a informação ao cérebro onde é interpretado como som.

Indicações

Os implantes cocleares estão indicados para casos de surdez neurossensorial severa/profunda bilateral, quando já não existe um ganho auditivo satisfatório com as próteses auditivas convencionais. Poderão ser implantadas crianças com surdez pré-lingual decorrente de situações congénitas, bem como crianças e adultos com surdez pós-lingual progressiva ou adquirida. A idade mínima de implantação segundo as recomendações da FDA são os 12 meses de idade, no entanto, em situações de quadros de meningite em que se tenha iniciado o processo de ossificação, a cirurgia poderá ser antecipada. Quanto mais cedo for o diagnóstico e consequente implantação melhores serão os prognósticos de reabilitação.

Benefícios

Actualmente, ao escolher um implante coclear, sete em cada dez pessoas a nível mundial escolhe o Nucleus da Cochlear graças à nossa tecnologia avançada, maior fiabilidade e compromisso vitalício para com os clientes.

A nossa dedicação para criar compatibilidade entre os sistemas antigos e os da nova geração também assegura que você ou o seu filho não fique para trás à medida que a ciência progride.

Este é o compromisso do líder mundial e é patrocinado pelo maior investimento da indústria na investigação e desenvolvimento, o maior programa de colaboração entre os melhores especialistas de todo o mundo e acesso à maior organização mundial de apoio a implantes cocleares. A Cochlear disponibiliza actualizações, proporcionando todas as oportunidades de melhorar a sua audição sem ter de recorrer a mais cirurgias.

Está hoje demonstrada a necessidade de uma detecção precoce da surdez preferencialmente até aos 3 meses de idade para que possa surgir a intervenção até aos 6 meses de idade. Os resultados da reabilitação de crianças surdas revelam que algumas crianças surdas profundas quando intervencionadas precocemente, podem atingir níveis de linguagem e fala adequados a um bom desempenho escolar e uma futura integração social e profissional. Contudo, a maioria das crianças surdas profundas do 3º grau com perda superior a 110 dBHL, não consegue atingir um nível de desenvolvimento na linguagem e na fala que lhe permita a integração plena a nível escolar social e profissional.

Tais factos, tem consequências individuais e familiares muito sérias, mas têm também consequências económicas pesadas para a economia do país e que se traduz não só a nível das estruturas escolares como no mercado de trabalho. A nível escolar implica um maior número de educadores e professores especializados e estruturas escolares adequadas a crianças com deficiência auditivas, nomeadamente salas de aula preparadas, e em determinadas situações a necessidade de intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

As exigências para este tipo de crianças tornam-se ainda mais pesadas quando o nível de linguagem e desenvolvimento não é suficiente para um adequado desenvolvimento cognitivo, comprometendo o desempenho escolar e as consequentes limitações nas saídas profissionais e integração social.

A intervenção precoce através de implante coclear, quando estão em causa os resultados com próteses auditivas convencionais, permite que crianças surdas profundas possam ser integradas no ensino regular e ter um desempenho escolar que lhes permite condições de acesso escolar e profissional muito próximo dos ouvintes. A mais valia para a sociedade é evidente quer sob o ponto de vista familiar, social e económico.

O resultado obtido com implante coclear permite ao utilizador ter uma audição praticamente equivalente aos limiares auditivos de um normal ouvinte.

Para solicitar mais informações por favor contacte-nos:

implantes.auditivos@widex.pt.