Implantes Osteointegrados

A maioria das pessoas está familiarizada com a tecnologia convencional por via aérea. No entanto existe outro caminho para a audição que poderá ser a melhor solução para o seu tipo de perda auditiva. 

A recepção de som ocorre de duas formas: condução aérea e condução óssea. O sistema Baha® aproveita a capacidade natural de audição através de condução óssea e reencaminha o som. Nos casos em que o ouvido médio ou externo esteja bloqueado ou danificado, o sistema Baha envia o som através do osso, estimulando o ouvido interno de forma natural, em vez de tentar enviar o som através da zona bloqueada. Com um sistema Baha, irá ouvir um som límpido e natural, sem o desconforto de feedback ou efeito de oclusão.

Mais de 80.000 pessoas em todo o mundo já beneficiaram da utilização do Baha com excelentes resultados.

Como funciona?

O sistema Baha utiliza um processador, que capta o som e o transmite através de condução óssea directa ao ouvido interno, ou seja, o estímulo sonoro é transmitido directamente, pelo osso do crânio, através de um implante de titânio, sem passar pelo ouvido médio. O processador de som é fixo por um pilar, que está directamente ligado ao implante que, por sua vez está firmemente “ancorado” no osso da mastóide, pelo processo de osteointegração.

O implante Baha não afecta nenhuma das estruturas constituintes do ouvido, pelo que não existe nenhum risco de agravar a audição do doente. Sendo sempre um processo reversível no caso do doente não se adaptar.

Indicações

Milhares de pessoas em todo o mundo elegeram o sistema baha como solução para os seus problemas de perda de audição, tendo obtido excelentes resultados de tratamento. Algumas das indicações recomendadas são as seguintes:

  • Supuração crónica do ouvido, não possibilitando o uso de uma prótese por via aérea (por exemplo, otite externa recorrente, supuração recorrente de cavidade mastoideia instável, otite média crónica).
  • Doentes com surdez unilateral combinada com hipoacúsia de transmissão contra-lateral, devido a doença ossicular
  • Otosclerose, em doentes que não podem ou não querem ser operados, ou usar próteses convencionais
  • Exostoses
  • Surdez neurossensorial unilateral
  • Malformação congénita do ouvido médio e/ou externo
  • Pediatria
  • Síndrome de Usher
  • Síndrome de Treacher-Collins
  • Síndrome de Goldenhar
  • Síndrome de Down (nos casos em que a adaptação de uma prótese auditiva é dificultada pela estenose do canal auditivo)

Benefícios

A condução óssea complementa a via aérea como método de estimulação da cóclea no processo auditivo. Em alguns doentes com determinadas patologias ou malformações congénitas, a audição por via aérea não é efectiva, pelo que a via óssea é a única possibilidade de restaurar a audição. O sistema Baha é um equipamento indicado para pessoas que tenham hipoacúsia de transmissão, hipoacúsia mista, ou hipoacúsia unilateral.

Os utilizadores Baha referem grande melhoria na percepção auditiva e um impacto muito positivo na sua qualidade de vida. É cómodo, discreto, evita o efeito de oclusão e permite uma percepção do som clara e nítida.

Para solicitar mais informações por favor contacte-nos:

implantes.auditivos@widex.pt.